NOTÍCIAS
Carta: ENEM 2011 - Caros Pais do Colégio Oficina,

Nós, do Colégio Oficina, Direção, Corpo Técnico, professores e funcionários, acreditamos que a Educação é a única arma que será capaz de transformar para melhor os homens e mulheres que somos e o mundo que estamos construindo para nossos alunos e...

»» Saiba mais

OUTROS DESTAQUES
Agenda da semana

Dia 19/11 (segunda-feira)

- EF - 1ª Prova de Linguagem

 

Dia 20/11 (terça-feira)

- Feriado (Dia da Consciência Negra)

 

 Dia 21/11  (quarta-feira)

- EF - 2ª Prova de Ciências Humanas

- EF - 2ª chamada de Linguagem (Port/Ingl/Esp), às 14h

 

 Dia 22/11 (quinta-feira)

- EF - 3ª Prova de Matemática

- EF - 2ª chamada de Humanas (Hist/Geog), às 14h

 

 Dia 23/11 (sexta-feira)

- EF - 4ª Prova de Ciências Naturais

- EF - 2ª chamada Matemática, às 14h 

 

 Dia 24/11 (sábado)

- EM - Avaliação de Física e Espanhol

- EF - 2ª chamada Ciências Naturais, às 08h

- Entrega do Boletim parcial do Ensino Médio

- Reunião de Professores 

 

 

Atividades Complementares

 

O Colégio Oficina informa que as Atividades Complementares terão início nessa segunda -feira, 5 de março de 2012, sendo que as inscrições estarão abertas até o dia 9 de março (sexta-feira). As matrículas poderão ser realizadas na recepção do colégio.

OFICINA RETORNA ÀS AULAS NA SEGUNDA, DIA 13

 

Em função dos últimos acontecimentos envolvendo a Greve dos Policiais Militares em Vitória da Conquista, a direção do Colégio Oficina avaliou ser mais prudente estabelecer o retorno das aulas somente na segunda-feira, dia 13/02, às 7h, para todas as turmas do Colégio e do Pré-Vestibular.

 

Informamos que exclusivamente para o sexto ano (5ª série) fica estabelecido que o horário de entrada será às 8:00 horas e saída às 11:30h.


Solicitamos aos pais e alunos que continuem atentos aos acontecimentos da Greve equalquer alteração desta programação informaremos por este site.

 

Direção do Colégio

 

 

 

 

COMUNICADO: INÍCIO DO ANO LETIVO

Vitória da Conquista, dia 08 de fevereiro, quarta-feira, às 16:00h.

 
Senhores pais ou responsáveis,
 
 
A greve da Polícia Militar continua e os noticiários indicam que, apesar das rodadas de negociação, a previsão de seu término ainda é vaga. Por segurança, diante do impasse, nós do Oficina/Conquista, junto com as demais escolas particulares de Conquista e seguindo a orientação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular da Bahia, decidimos aguardar o fim da greve para iniciar o ano letivo de 2012.
 
 Entretanto é necessário garantir, de forma planejada, esse início. Para tanto gostaríamos de combinar com vocês, pais ou responsáveis, comodaremos início às nossa atividades pedagógicas em 2012:
 
1-    No dia de semana seguinte ao aviso oficial, através dos meios de comunicação, do fim da greve, as aulas começarão para todos os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio normalmente.
 
2-   Repetimos: no dia de semana seguinte ao aviso oficial do término da greve, o Colégio Oficina/Conquista dará início às suas atividades pedagógicas.
 
Atenção:
 
I - Os alunos das 5ªséries (6º ano) terão, nesse primeiro dia, um horário diferenciado do resto da escola: entrarão às 8:00h e sairão às 11:30h.
 
II - As outras séries (anos) obedecerão ao horário habitual do colégio: 7:10h às 12:40h.
 
III – Para que o início do ano letivo seja no dia da semana seguinte ao aviso oficial do término da greve, essa informação deverá ser dada até as 16:00h do dia da veiculação.
 
IV- Se o aviso for veiculado depois das 16:00h horas, o início só se dará 48 horas depois do aviso do término da  greve.
 
Exemplo: se a greve terminar hoje, quarta-feira, depois das 16:00h, o início do ano letivo acontecerá na sexta-feira, dia 10 de fevereiro.
 
Magali Mendes, em nome da equipe pedagógica do Colégio Oficina.
 
 
Atenciosamente,
 
A Direção
 
Qualquer dúvida entre em contato conosco via e-mail ou por telefone. Estamos trabalhando normalmente das 8:00h  às 17:00h.
Campeonato de Robótica

 

Foi realizado o I Campeonato de Robótica do Sudoeste da Bahia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB), neste último mês de 2011, promovida pelo Colégio Oficina.

  

Confira a Colocação:

 

Modalidade - Sumô de Robôs

1º Lugar: João Pedro (6° C)

2° Lugar: Pedro Amaral e Artur Ataíde(Escola Novas Ideias)

3º Lugar: Jorge Luis e João Pedro (5°B)

 

Modalidade- Corrida Robôs

1º Lugar: Tácio Fernandes (5° A)

 

Modalidade - Beleza do Robô

1º Lugar: João Pedro (6° C)

 

 Veja as fotos!

Baile Perfumado

 Depois do sucesso do Oficina In Concert, nada melhor para a equipe do Colégio Oficina do que comemorar em grande estilo o Dia do Professor. No último sábado (15), os mestres, funcionários, coordenadores, amigos e familiares puderam confraternizar no espaço de eventos da Empório, o Baile Perfumado. Ao som da bossa nova, mpb e outros estilos, a noite fosse um momento perfeito para comemorar.

 

Confira as fotos aqui !

ENEM 2010 RESULTADOS

 

 

 

ENEM 2011 - LEITURAS PARA CONSULTAS

Veja aqui alguns artigos sobre
atualidades que vão te ajudar a
fazer  melhor a prova do ENEM

- O poder da China

- O PNUD e seus Objetivos

- O declínio do império (financeiro) americano

- Manuel Castells analisa a crise atual

- Brasil sem Pobreza

 

 

Física Lúdica

Considerado o “pai da ciência moderna”, Galileu Galilei desenvolveu estudos que marcaram a história da Física. A vida e obra do matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano foram os temas centrais de encenações realizadas de 09 a 10 de maio, pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Oficina de Vitória da Conquista, orientados pelo professor de Física Ivã Pedro Bonfim.

Ivã declarou que a finalidade é que os alunos apresentem, de maneira lúdica, a história das teorias que influenciaram a Física, assim como a importância do pensamento de Galileu na revolução da Ciência no século XVII.

A aluna Júlia Fernandes Aguiar aprovou a forma diferente de estudar Física. “Saiu do padrão de aula, pois conhecemos Galileu e suas teorias para retratar, na peça, o quanto ele ajudou na Física”, afirmou.

Nas pesquisas para o desenrolar da atividade, os alunos entraram em contato com conceitos da disciplina que foram desenvolvidos por Galileu, como a lei dos corpos em queda, as equações da cinemática e como o pensador italiano, através da matemática, desconstruiu todo o pensamento do filósofo grego Aristóteles, vigente na época, dentre eles o geocentrismo (a Terra como o centro do sistema planetário).

A História conta que Galileu Galilei, ao ser julgado pela Santa Inquisição, teve que negar toda a sua obra para não ser condenado à morte. Porém, os alunos do Oficina demonstraram, nos dois dias de apresentação, o quão importantes foram as obras de Galilei e como elas atravessaram o tempo, apesar das adversidades.

Acesse aqui a galeria.

 

 

Atendimento aos Pais

Começou, no dia 11 de abril, o acompanhamento pedagógico com alunos repetentes e vindos de fora da cidade.

Ele acontecerá diariamente, durante o horário letivo, até o dia 17 de junho.

 

 

 

Baralho Celular

Efeitos do uso de drogas no organismo; doenças como osteoporose ou câncer de pele; desenvolvimento muscular. O que essas coisas têm em comum? São todos processos que acontecem em nossas células.
A Citologia ou Biologia celular, que é o ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos,
é  o enfoque do “Baralho Celular”, jogo desenvolvido por educadores da Universidade de São Paulo (USP) e aplicado aos alunos da 7ª série (8º ano) pela professora de Ciências Milana Ribeiro.
 Segundo ela, o objetivo do jogo é fixar conteúdos como elementos da Biologia Celular Humana, localização e morfologia dos diferentes tipos de células, relacionado-os com imagens das mesmas.
As 30 cartas do baralho são divididas em seis conjuntos de cinco que dizem respeito a um tipo de célula. Os jogadores, a cada rodada, trocam suas cartas com o objetivo de reunir todas as cinco cartas referentes a um grupo celular. Cada carta contém conceitos de morfologia, localização e função, além de uma curiosidade sobre a célula e uma imagem. Quando um jogador reúne as cinco cartas de um dado conjunto, ele venceu a rodada.
Desta forma, de maneira dinâmica, os alunos relacionam as informações científicas apreendidas em sala de aula a aspectos do funcionamento dos organismos vivos.

Acesse a galeria.

 

 

 

Brincadeiras Históricas

O Colégio Oficina tem a disciplina de Cultura Afro-Indígena, na grade das 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos), seguindo a Lei 10.639/03, que implementa o estudo da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares da educação básica no Brasil.

Segundo Thaís Lafetá, professora da disciplina, as atividades na 5ª série abrangem mais o cenário lúdico, dos povos africanos e indígenas, como a capoeira, samba-de-roda e a culinária. Já na 6ª, os alunos têm contato com questões mais teóricas como a história e influências culturais desses povos na cultura brasileira.

Na última sexta-feira, 18, a professora Thais promoveu, com as crianças da 5ª série, duas brincadeiras: uma de origem moçambicana, a Borboleta, uma espécie de jogo de tabuleiros semelhante ao jogo de damas; e outra indígena, chamada Peteca, muito parecida com o jogo de bolinhas de gude.

As crianças brincaram em duplas, atentas às especificidades dos jogos e atingindo o objetivo de perceber as características destas culturas que ajudaram a construir nossa identidade.

 

 

 



V CONESCO

 

O Colégio Oficina realizará nessa sexta- feira e sábado, 20 e 21 de julho, mais uma edição do CONESCO.

 

A quinta edição do Congresso de Estudantes do Colégio Oficina contará com a apresentação da banda Cinema Cantado (SSA), mesas redondas, plenária e explanação sobre a tarefa 2012: Cinema e Educação.

Participem! 

Diferentes na igualdade!

Respeitar toda a diversidade e indignar-se contra qualquer forma de preconceito. Assim começou, em forma de juramento, a 2ª Oficina de Ideias, realizada na noite desta última quinta-feira, 12 de março, tendo como temática central os direitos humanos e a diversidade sexual. O evento contou com a participação de professores e alunos do terceiro ano do ensino médio do Oficina e o palestrante convidado foi Dimitri Sales, advogado, professor da PUC de São Paulo e militante da defesa pelos direitos humanos desde os 13 anos de idade, quando participou do movimento popular que apoiava o impeachment do então presidente da República Fernando Collor de Melo em 1992.

Para Dimitri, participar dessa oficina “foi um momento de muita alegria, sobretudo pela possibilidade de poder falar e renovar as minhas esperanças de que essa sociedade pode ser diferente e respeitadora das diferenças”. Diante de uma plateia atenta e curiosa, o palestrante falou cerca de três horas, sobre fatos históricos que marcaram a trajetória da luta pelo reconhecimento das diferenças, apontando ainda dados recentes de desrespeito ao cumprimento dos direitos do indivíduo. As discussões sobre diversidade sexual e identidade de gênero também foram pauta da noite.

Para Alice Lima, aluna do 3° ano, turma A, eventos como esse trazem um debate necessário para quebrar o silêncio sobre o tema. “Não podemos fingir que não está acontecendo nada e, se uma pessoa vem com coragem de falar sobre isso, é muito bom ouvir”. Segundo Hélio Pimentel Neto, aluno do 3° ano, turma B, o evento “foi muito interessante e explicou muita coisa que ainda não estava esclarecido na minha cabeça”.

A grande contribuição para os alunos, segundo Joab Cruz, professor de História do Brasil do Colégio Oficina, é a oportunidade ímpar de ficar antenado com questões que são capazes de provocar uma indignação frente à intolerância relacionada à sexualidade e a diversidade. Segundo o professor, “é oportuno até para que eles possam pensar a convivência com pessoas que são diferentes, tornando-os melhores e capazes de enxergar, de maneira muito mais natural e menos preconceituosa, a diferença do outro”.

Sobre tudo que foi falado no evento, Dimitri manda um recado: “queria que ficasse a mensagem que a diferença soma, a diferença não me diminui. Valorizar e promover a diferença me faz um ser humano muito maior”.

 

CONFIRA AS FOTOS

O Grêmio é do P.L.U.G.!

Foi realizada hoje, 28, no departamento extracurricular, com a presença dos presidentes das chapas concorrentes ao Grêmio 2012, a contagem dos votos. Dos 557 votos contabilizados, 260 foram para a chapa Progressista e 297 deram a vitória à chapa P.L.U.G..

 

A posse será no próximo sábado, 31, no V Fórum de Estudantes do Colégio Oficina, e dará a Tito Barros Silva (2ºA) a presidência do Grêmio. Os demais cargos serão administrados pelos seguintes alunos:

 

Vice-presidência: Mariana Ferraz (1ºA) e Camila (2ºA)

Secretaria: Clarice (2ºC) e Luiza Andrade (2ºA)

Diretoria Social/ Eventos: Bernardo W (2ºB) e Julia B. (8ºB)

Diretoria de Comunicação e Imprensa: Anna Albuquerque (2ºB) e Marcos Vinícius (2ºC)

Diretoria de Esportes: Gustavo Lamego (1ºC) e Leonardo (2ºB)

Diretoria de Cultura: Rafael (1ºA) e Lyara (2ºB)

Diretoria de Saúde e Meio Ambiente: Eliza Coelho (8ºB) e Alexandre Alcântara (2ºC)

1º Tesoureiro: Erik Barros Sala (2ºC)

2º Tesoureiro: Pedro Henrique (2ºB)

 

A comunidade Oficina parabeniza os vencedores e se coloca a disposição da chapa para construção de uma excelente administração.

E aconteceu o Troca-Troca

Realizada na tarde do último dia 15, aconteceu no pátio do Colégio Oficina a Feira do Troca-Troca. O evento, aberto aos pais e alunos, possibilitou a troca e venda de livros didáticos.

Confira fotos

Feira do Troca-Troca

O Colégio Oficina convida a todos os pais e alunos a participarem do nosso primeiro evento do ano: a Feira do Troca-Troca. A feira acontecerá amanhã, dia 15 de fevereiro, das 14h às 17h30min, no pátio do Oficina.

Ritual de passagem 2011

Confira as fotos do Ritual de Passagem do nono ano 2011!

Mais fotos aqui !

 

 

 

Visita a creche Jesus de Nazaré

 

 

 

 

 

 

 

Estimular o espírito solidário por meio de atividades interdisciplinares. Foi assim que os professores de Educação Física do Colégio Oficina, Silvio Muniz e Pietro Azevedo, incentivaram os alunos do 1º ano A, B e C do Ensino Médio a praticarem a solidariedade. Professores e alunos visitaram, na última terça-feira, 08, a Creche Jesus de Nazaré... LEIA MAIS

 

Confira as FOTOS!

Olhares e Direções

Na última semana de outubro, os alunos do nono ano do Colégio Oficina realizaram uma exposição com fotos da viagem feita ao estado de Minas Gerais em setembro, e a professora Glaucia Portela apresentou aos pais as imagens desta experiência. Alunos puderam compartilhar seus registros e o reflexo da interação construído na viagem e depois dela. Nahama Andrade, da turma C, ressaltou, por exemplo, a relevância do intercâmbio entre alunos, pais e professores com o resultado exposto. “Esta exposição serviu pra mostrar que aumentou a confiança dos pais no trabalho dos docentes que se responsabilizaram por nós durante a viagem”, disse... LEIA MAIS

MONÇÃO DE APLAUSO - ENEM

O Colégio Oficina recebeu uma Monção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Vitáoria da Conquista pelos serviços relevantes prestados na área de educação referindo-se aos excelentes resultados do ENEM 2010.

PARABÉNS ao Oficina In Concert !

 Além das mensagens de parabéns de diversas pessoas da comunidade Oficina pelo sucesso do Oficina In Concert, a direção do Colégio Oficina Vitoria da Conquista tem recebido mensagens de carinho de outros setores da sociedade. A todos, o nosso muito obrigado.

 

 

Oficina In Concert 2011

O boteco do paizão

Depois de uma semana intensa de trabalho, nada melhor para o “paizão” do que relaxar em clima de confraternização . Foi assim que o Colégio Oficina comemorou o Dia dos Pais antecipado, no último sábado, 06, montando um ambiente descontraído, com diversas atividades e opções de lazer. A coordenadora de atividades extracurriculares Ângela Ferreira disse que o objetivo do evento era atrair os pais e suas famílias para a escola, oferecendo uma tarde divertida para marcar a data. “A aproximação dos pais com a escola é um objetivo constante do Oficina , e aproveitamos a data comemorativa,para promover mais uma atividade de interação com a família inteira”, explicou Pietro Azevedo, professor de Educação Física e coordenador do evento. Jogos de mesa, como dominó, xadrez, dama, carteado, tênis de mesa e totó, foram disponibilizados, e pais e filhos puderam interagir. Elias Pereira, pai de Lucas Medrado, considerou o momento “muito importante para confraternizar”. Neto Marques, pai de Felipe Marques, e Aroldo Guerra, pai de Jared e Néfi, concordaram e afirmaram que ações como essa fazem com que eles aproveitem pra passar mais tempo com os filhos e ressaltaram a importância de poder conhecer outras famílias, parabenizando o colégio pela iniciativa. Guilherme Gusmão, também aluno do Oficina, estava bastante animado em participar de várias atividades com o pai, Gabriel Barros. “Estou feliz pela oportunidade de conhecer os colegas do meu filho e outros pais”, afirmou Gabriel, entusiasmado. Para passar o tempo com atmosfera típica de boteco, churrasco, aipim, caldos, farofa, pururuca e tripinha foram os pratos da vez. Até a decoração do ambiente tinha essa intenção, com as mesas forradas com toalha xadrez e o som de MPB e samba conduzido pelo professor de Biologia, Juliano Oliveira. Um dos momentos que mais mobilizaram os pais foi o Torneio de Futsal, com participação total e aplausos dos filhos na arquibancada. “Além de eu brincar, ainda pude ver meu pai participando de tudo. Estou feliz”, disse Ingrid Andrade, acompanhada do irmão, e resumindo a atmosfera deste sábado especial.

 

 Confira as fotos aqui !

 

 

Exercício da Democracia

Estudantes elegem chapa do Grêmio Estudantil que representará o corpo dicente em 2011

 

Após uma semana de debates entre as chapas concorrentes ao cargo do Grêmio Estudantil de 2011, aconteceu, no dia 02 de abril, a posse do grupo campeão escolhido por eleição direta dos estudantes do Colégio Oficina.
A eleição, que teve duas chapas concorrentes, “Determinação, Organização e Seriedade” (D.O.S.) e “Mudando o Normal” (M.O.N.), transcorreu com absoluta tranquilidade, exercício de democracia e respeito às escolhas de cada estudante.
A chapa vencedora, D.O.S., apresentou uma campanha voltada para a parceria da escola com instituições filantrópicas, tendo, como carro-chefe, a atuação dos alunos junto às mesmas e propostas que visavam uma maior interação dos alunos com as discussões educacionais sugeridas pela escola. Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio Paulo Bruno Souza e Alice Ferreira, integrantes da chapa D.O.S., concordam que a intenção primordial da corporação é estar mais próxima dos interesses dos estudantes. “Tanto em questões recreativas quanto instrutivas”, afirmaram. Objetivos, portanto, de um Grêmio Estudantil.
Para a coordenadora de eventos, Ângela Ferreira, “a importância de desenvolver o pensamento político consiste em fazer com que os estudantes do Colégio Oficina reflitam sociológica, antropológica e politicamente no Brasil e no mundo, criando incentivos à autonomia intelectual, à capacidade analítica e formação humanística”.

 Clique aqui para ver imagens.

 

 

Descobrindo Habilidades

Alunos do Oficina participam de audições artísticas para o Conesco 2011

 

Dança, teatro, música e expressão corporal. Na sexta-feira, 25 de março, os alunos do Oficina se reuniram no colégio para as audições artísticas do musical a ser apresentado na abertura do Congresso de Estudantes do Colégio Oficina (Conesco) deste ano.

Segundo a coordenadora de eventos do colégio Ângela Ferreira, “a proposta é unir quatro linguagens artísticas e transformar num espetáculo com todos os alunos que frequentaram as atividades extracurriculares do departamento de Artes”. Ela também comemorou o interesse dos alunos nas audições, apesar da ansiedade, já que nenhum deles havia participado  de testes artísticos antes.

As atividades foram divididas em diversas modalidades, com workshops de Dança, Teatro – ministrados, respectivamente, pelos dançarinos Ana Maria Alves e Chefinho Santos – e Música, ministrado pelo professor  Juliano Oliveira, para formação de  uma orquestra de violões.

As alunas da 6ª série, Isabella Melo e Raquel Lins, gostaram das atividades propostas por ajudarem a direcionar as habilidades de cada um. “Eu achei legal para cada um escolher o que gosta, porque tem vezes que a gente acha que é melhor em dança, mas pode ser até em teatro”, comentou Isabella. Raquel, por sua vez, destacou a oportunidade para os alunos que gostam de atividades artísticas e também para os que não participaram da abertura do Conesco do ano passado.

O Conesco 2011 acontecerá em 4 de junho, quando serão discutidos, pelos alunos, todos os projetos do Colégio.

Clique aqui para ver imagens.

 

 

FERRAMENTA DO CONHECIMENTO

O conhecimento é um bem durável e o livro é sua maior ferramenta. É exatamente este princípio que o Colégio Oficina procura passar para seus alunos, ao longo do ano, chamando atenção para a importância da conservação deste material, garantindo sua durabilidade e visando-o como um bem de aprendizagem. Pensando nisso que a escola promove, no início do ano letivo, a feira de troca-troca de livros.

Em Conquista, a terceira edição aconteceu no pátio do Colégio, nos dias 10 e 11 de fevereiro, quando pais e alunos de todas as séries puderam comprar livros didáticos usados, por, no mínimo, metade do preço de mercado, podendo ainda negociá-los como numa verdadeira feira, na qual os alunos ainda podem “tirar uma graninha”, como afirmou entusiasmado Guilherme Tigre, da 8ª série.

Segundo a coordenadora geral Magali Mendes, enquanto a feira em Salvador (em seu 7º ano) é como um “comércio persa”, já estando consolidada e tendo alunos que participam desde a 6ª série –, aqui em Conquista ainda é um projeto em andamento, que parte da conscientização diária na prática da sala de aula.