No ano 2000, foi elaborada primeira versão do Projeto Político Pedagógico do Oficina com a efetiva participação de todos os atores da Instituição, ancorado nos pressupostos das teorias modernas da educação, além das diretrizes preconizadas na legislação em vigor e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNS – para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A prática cotidiana em salas de aula dos Ensinos Fundamental e Médio já indicou que a escola deixou de ser apenas  um lugar de aquisição do conhecimento clássico, mas também do exercício da multidisciplinaridade e contextualização do conhecimento, eixo fundamental do Projeto Pedagógico.

Para a consecução destes pressupostos, ações foram planejadas e executadas pelos professores, supervisores, coordenadores, orientadores e alunos que, juntos, elaboraram PROJETOS, para trabalharem anualmente com temas transversais, buscando dar unidade às diferentes áreas de produção de conhecimento da Escola.

O Colégio Oficina já aplica a metodologia de projeto desde 1997, trabalhando com eixos temáticos atuais, de suma relevância para a formação do cidadão:

1997 – A TERRA SERÁ O QUE SÃO SEUS HOMENS;
1998 – O MUNDO NÃO DEVE TER FRONTEIRAS MAS HORIZONTES;
1999 – TAREFA: CONFIAR,À GENTE EXAUSTA O PLANO DE UM NOVO MUNDO MAIS HUMANO;
2000 – QUEM SABE, FAZ A HISTÓRIA, NÃO ESPERA ACONTECER;
2001 – POR UM CONSENSO MÍNIMO ENTRE OS HOMENS;
2002 – BAHIA, BAHIA, QUE LUGAR É ESSE?;
2003 – SOY LOCO POR TI AMÉRICA;
2004 – VIVA O POVO BRASILEIRO;
2005 – TERRA, AR, FOGO, ÁGUA: A CELEBRAÇÃO DA VIDA;
2006 – REVOLUÇÕES;
2007 – JUVENTUDE;
2008 – ÁFRICA: "Em que espelho ficou perdida a minha face". Cecília Meireles;
2009 – UTOPIAS: "Somos realistas, queremos o impossível”;
2010 – GRANDE SERTÃO: VEREDAS
2011 – MÚSICA: Diversidade e Identidade
2012 – CINEMA
2013 – UM MERGULHO NAS ARTES VISUAIS
2014 - SÉCULO XXI: TEMPO DE MUTAÇÕES

2015 - CULTURA POPULAR

2016 - PALAVRA TEM PODERES

O Projeto Político Pedagógico é revisado periodicamente, operacionalizado através de diferentes estratégias didáticas, centradas nos métodos ativos, globalizadores, em que  o aluno é o foco das atenções e o que mais importa para os professores é o processo de construção – a aprendizagem. Nessa perspectiva são desenvolvidos, no bojo do Projeto Político Pedagógico, projetos temáticos interdisciplinares, durante todo ano letivo, que dão sustentabilidade à proposta pedagógica, operacionalizados em forma de projetos de pesquisa, de aprendizagens e de empreendimentos.