71 3270.4100

Inglês por Nivelamento e Certificação Cambridge

Postada em Geral / Todos, 13 de Novembro de 2018

A medida visa a atender às demandas sociais dos estudantes e formar alunos ainda mais instrumentalizados para enfrentar os desafios da universidade e do mundo do trabalho.

 
O domínio de línguas estrangeiras se estabelece hoje como uma competência exigida cada vez mais precocemente dos estudantes. Atualmente, para o jovem completar sua formação universitária de graduação ou pós, dominar uma língua estrangeira tornou-se essencial. Podemos citar, por exemplo, a multiplicação de programas de intercâmbio com o objetivo de adquirir, treinar ou aperfeiçoar outro idioma. Acrescente-se a isso as exigências para ingressar no mundo do trabalho, bem como para manter-se em dia com os processos formativos que continuamente são exigidos dos profissionais.
 
Para atender a estas demandas, o Colégio Oficina implantou, desde 2015, importantes mudanças no curso regular de Língua Inglesa, que corresponderam a um grande salto de qualidade na preparação dos alunos do Fundamental. A medida buscou atender às demandas sociais dos estudantes e formar jovens ainda mais instrumentalizados para enfrentar os desafios da universidade e do mundo do trabalho.A carga horária foi aumentada para 3 horas-aula semanais; o número de estudantes por turma é reduzido; é realizado um nivelamento através da aplicação de testes de sondagem; houve a aplicação de uma metodologia voltada para capacitação e aquisição das competências linguísticas de ouvir (listening), falar (speaking), ler (reading) e escrever (writing) e  uma equipe de professores  qualificada, tudo isso sem nenhum custo adicional para as famílias. Os alunos do Ensino Fundamental têm ainda, concomitantemente, aulas regulares obrigatórias de Língua Espanhola no turno da manhã.
 
Na opinião da diretora Lurdinha Viana, "Consideramos fundamental repensar métodos e técnicas, motivar nossos professores, contratar novos profissionais, afinal, a escola tem de estar se desafiando responsavelmente em qualquer área de conhecimento, investindo constantemente financeira e pedagogicamente para a melhoria da qualidade do seu projeto educacional”.
 
Acompanhando esta série de reformulações, a escola também possui convênio com o ACE EXAMS, Centro Autorizado Cambridge English LanguageAssement BR071 para aplicação de exames de certificação de proficiência do idioma. O ACE EXAMS é um centro autorizado da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, responsável por aplicar em Salvador e no próprio Oficina, os exames Cambridge de proficiência lingüística. Ao final de cada ano, entre outubro e dezembro, é oferecida aos alunos do Colégio a possibilidade de prestar exames, que, disponíveis em vários níveis, podem ser realizados por qualquer aluno das diversas séries. Entre as principais vantagens disso, está a obtenção de uma certificação internacional vitalícia comprovando o nível lingüístico adquirido pelo aluno, além configurar um importante fator motivador para que o estudante queira atingir o próximo nível.
 
Lurdinha Viana explica, ainda, que “a contrapartida dos pais nesse processo é a confiança depositada em nossa capacidade como gestores pedagógicos que se cercam de profissionais competentes, boas ideias e muita organização para oferecer um trabalho de excelência”.
 

Notícias : Todos

Avisos e Circulares

Não perca nenhuma atividade. Clique e fique por dentro de todos os avisos

Atividades Culturais e Esportivas

Tudo sobre Esportes e cultura é aqui

Artigos e Links Interessantes

Veja aqui todos os artigos e links já publicados.

Fotos e Vídeos

Veja aqui todas as fotos e videos do dia-a-dia e eventos do colégio