71 3270.4100

Marcelo Faria explica escolha de BRASIL como tema

Postada em Geral / Todos, 08 de Março de 2018

"Discutir o Brasil é uma busca, uma tentativa de entendimento pela investigação, pela fabulação, pelo debate".

O Colégio Oficina elege um tema para servir de mote aos projetos pedagógicos de cada ano letivo. A partir desse tema, professores, equipe técnica e alunos se aprofundam sob diferentes perspectivas de questões da conjuntura regional, nacional e internacional, cumprindo assim um indicativo da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO, posicionando o trabalho pedagógico da escola nas quatro aprendizagens: aprender a conhecer ; aprender a fazer; aprender a viver; aprender a ser.
 
Em 2018, o tema eleito para nortear as experiências e aprendizados de nossos corpos docente e discente foi "BRASIL".
 
O consultor temático e professor Marcelo Faria, que desenvolveu junto à equipe da escola o tema e subtemas, explica que a passagem do século XX para o século XXI tem se caracterizado por uma aceleração do tempo inédita na história mundial, seja pelo aparecimento de novos objetos tecnológicos - que são substituídos também em alta velocidade -, seja na redefinição das relações sociais nas diversas escalas. A inter-relação dos diversos lugares faz com que estejamos em permanente processo de des-re-territorialização, o que nos obriga a refletir sobre o contexto no qual estamos inseridos (quase sempre estranhos a todos os que nele habitam) e criar ideias que possam orientar nossas ações.
 
A partir disso, o Brasil torna-se - como quase todos os lugares do mundo - um mosaico de lugares complexos que precisam ser compreendidos com categorias e conceitos atualizados. Isso só é possível mediante a colocação de questões atuais que nos permitam pensar, refletir de "cabeça aberta" na busca de compreender - mais que explicar - nossa sociedade, nossos espaços e possibilidades. Em tempos de polarização da política, o diálogo conhece uma retração e, sem ele, não é possível compreender essa complexidade na qual estamos inseridos. 
 
Nas palavras de Marcelo, abrir espaços de reflexão é uma urgência se não quisermos nos perder navegando em águas estranhas com cartas e materiais ultrapassados para a navegação. Ele assume que pensar o Brasil nunca foi uma tarefa fácil, afinal, "como afirmou Tom Jobim, o Brasil não é para principiantes!" No entanto, é preciso que comecemos a colocar questões que nos permitam investigar, desvendar, discutir entendimentos e possibilidades de construção de pontes que possibilitem atravessar a tempestade. Isso não se faz apenas pela economia, mas pela política, pela cultura, pela sociedade e suas instituições, pela natureza e o ambiente, e por aí vai. Neste sentido, discutir o Brasil é uma busca, uma tentativa de entendimento pela investigação, pela fabulação, pelo debate. 
 
Para ele, permitir e fomentar essa busca na escola básica é fundamental: "Para tanto, pensamos em organizar um projeto que passeia por aspectos da cultura nacional - desafiando a própria ideia de uma única cultura nacional - isto é, aspectos culturais da sociedade brasileira e sua pluralidade, rejeitando estereótipos e procurando tatear questões como o feminino (ou feminismo); investigar algumas representações da sociedade brasileira sobre si mesma na produção cultural; investigar - mais que definir - o que querem as ruas, os usos da natureza e sua sustentabilidade, etc".
 
Discutir a Política (com P maiúsculo) compreendida na tensão entre o autoritarismo do Estado e as lutas pela democracia nos parece um tema  central, inclusive para aprofundar a importância da discussão política para além dos particularismos dos partidos e da política institucional. Na opinião de Marcelo, "se não é fácil compreender o Brasil, sem criar esse ambiente de investigação rigorosa e reflexão, o que nos resta é o lugar comum das redes sociais e da mídia, cuja profundidade raramente ultrapassa dois cliques ou três linhas".
 

Notícias : Todos

Avisos e Circulares

Não perca nenhuma atividade. Clique e fique por dentro de todos os avisos

Atividades Culturais e Esportivas

Tudo sobre Esportes e cultura é aqui

Artigos e Links Interessantes

Veja aqui todos os artigos e links já publicados.

Fotos e Vídeos

Veja aqui todas as fotos e videos do dia-a-dia e eventos do colégio