Alunos do Oficina se destacam em Desafio Nacional Acadêmico

Postada em Geral / Todos, 09 de Junho de 2017

O DNA é uma competição de conhecimentos realizada por meio de um jogo virtual que reúne equipes de todo o Brasil.

O Oficina conquistou, em 2017, o 3º lugar no ranking nacional e 1º na Bahia no Desafio Nacional Acadêmico (DNA), com a equipe “BIGORNA”, liderada pelo aluno Pedro Fracassi e coordenada pela professora Cláudia Moitinho.

Ao todo quatro equipes participaram efetivamente da competição (duas do E.Fundamental e duas do E. Médio): além da “Bigorna”, tivemos as equipes “CROMOSSOMOS”, liderada por Keyla Sacramento, “TIADOSBUZIO” comandada por Katarina Brandão e “PIZZA”, liderada por Luiza Guedes.

O Desafio Nacional Acadêmico (DNA) é uma competição de conhecimentos de caráter cultural realizada por meio de um jogo virtual no qual equipes de todo o Brasil se confrontam com enigmas e desafios diversos. A competição propõe 110 desafios divididos em 11 áreas de conhecimento, 4 tarefas surpresas e um enigma final que exigem soluções inovadoras baseadas em múltiplas formas de pesquisa, incluindo o uso da Internet.  Os enigmas utilizam recursos variados como áudio, vídeo, fotos e jogos multimídias e exigem dos participantes criatividade e capacidade de pesquisa.

Organizada desde 2006 pelo Projeto Nacional de Educação a Distância (ProNEAD) e patrocinada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a competição tem como objetivos a ampliação de conhecimentos por parte dos participantes ao mesmo tempo que desenvolvem a criatividade, a noção de liderança, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e o espírito empreendedor.

A competição possui três categorias: Ensino Fundamental (5o a 9o anos), Ensino Médio e Categoria Aberta, que possibilita a participação de qualquer pessoa, inclusive universitários. O desafio possui duas fases, realizadas em finais de semana consecutivos. A primeira consiste em 110 desafios e 4 tarefas extras; a segunda, em um Enigma Final. Vence a equipe que conclui o maior número de tarefas extras, desafios e o engima final dentro do prazo estabelecido.

O diferencial do DNA é que, ao contrário do que ocorre com outras competições que testam conhecimentos prévios dos participantes, esse Desafio proporciona-lhes apossibilidadede aprender enquanto executam os desafios. Assim, o DNA não objetiva testar conhecimentos prévios, mas sim a capacidade dos estudantes encontrarem soluções para problemas através de pesquisas e trabalho em equipe.

Notícias : Todos