71 3270.4100

Oficina investe em medidas de segurança

Postada em Geral / Todos, 22 de Fevereiro de 2017

Oficina apoia Movimento Escola Segura e investe em medidas que possam auxiliar na segurança da comunidade escolar.

Você conhece o Movimento Escola Segura? Trata-se de um movimento criado por um grupo de pais de escolas dos bairros da Pituba, Caminho das Árvores e Itaigara com o objetivo de lutar por mais Segurança Pública na região, a partir de uma série de mobilizações, campanhas de conscientização e reivindicações junto a poderes públicos e população. O Oficina, claro, não podia ficar de fora: participamos e apoiamos essa iniciativa tão importante para a nossa comunidade. 
 
O MES surgiu no fim de 2014, em reação a um evento criminoso na porta de uma escola particular no bairro do Caminho das Árvores. Pais e mães começaram, então, a reunir-se pelas redes sociais, planejando alguma atitude diante do cenário de insegurança. 
 
A procuradora Maria Dulce Baleeiro, uma das fundadoras do Movimento, conta que inicialmente o objetivo era conhecer a realidade dos bairros reunindo dados para, a partir daí, propor medidas visando à redução dos riscos, com a interferência, inclusive, de ações das próprias famílias, escolas e alunos: “O primeiro passo foi organizar uma caminhada. Ainda em 2014, reunimos cerca de 500 pessoas, chamando a atenção para a necessidade de agir naquele cenário”. Em seguida, os organizadores reuniram-se com o Secretário de Segurança Pública Mauricio Barbosa e com o comando geral da Polícia Militar e durante o encontro se firmou, com as autoridades policiais militares e civis, uma agenda que vem sendo cumprida desde então. 
 
Os dirigentes do MES se encontram frequentemente com as autoridades policiais para avaliação da situação e discussão de medidas a serem tomadas pela comunidade, o que resultou na elaboração de um “Termo de Compromisso” assinado por muitas escolas, contendo medidas que deveriam ser tomadas por elas (a exemplo da instalação de câmeras na parte externa das instituições, disponibilização das imagens à policia, participação dos porteiros e vigilantes em cursos e treinamentos oferecidos pela PM, dentre outras). São atitudes que se revelam, de acordo com especialistas, de grande importância para a prevenção e repressão a eventos criminosos.
 
Desde então, foi estabelecida uma rotina de ronda escolar na região. O Comando da 13ª Companhia da Polícia Militar, por exemplo, conseguiu uma viatura exclusiva para esse serviço, que acontece diariamente das 6 às 18h com policiais especialmente treinados. O comando da 35ª CPM, ainda que sem viatura exclusiva, também tem feito esse trabalho utilizando-se de policiais com motocicletas. Esse esforço tem resultado em visitas diárias dos policiais às escolas dos bairros com o reconhecimento da área e integração dos profissionais que lidam diretamente com o público das escolas. 
 
Para Maria Dulce, o estabelecimento dessa relação de confiança entre os profissionais (da polícia e vigilantes das escolas) tem sido o maior objetivo da ronda, além, claro, da presença ostensiva na área: “No inicio, imaginávamos que a maior dificuldade seria abrir canal com as Policias, mas estávamos completamente enganados. Os comandos da 13ª e 35ª CIPM, que cuidam da região da Pituba, Caminho das Árvores e Itaigara se mostraram, desde o início, muito receptivos e dispostos a firmar uma grande parceria. Eles já tinham projetos de polícia comunitária e anseiam pelo estreitamento das relações com os diversos setores dos bairros, inclusive a comunidade escolar”. 
 
O Oficina acredita nesses esforços e investe em medidas que possam auxiliar na segurança da comunidade. Além da instalação de câmeras, equipe reforçada de seguranças e estímulo à interação destes com os policiais da ronda, há o investimento com a capacitação dos nossos profissionais. No mês de junho, por exemplo, os encarregados pela segurança da escola participaram de um curso especial de aperfeiçoamento de rotinas de segurança com foco, entre outros, em “consciência da qualidade e implicações éticas do exercício profissional”, “Principais cuidados - segurança pessoal e perimetral”, “Identificação de clientes externos e internos”, “Controle e manutenção de entrada e saída de veículos”, “Métodos utilizados pelos invasores nos estabelecimentos” e “Combate a incêndios/primeiros socorros”.
 

 

Notícias : Todos

Avisos e Circulares

Não perca nenhuma atividade. Clique e fique por dentro de todos os avisos

Atividades Culturais e Esportivas

Tudo sobre Esportes e cultura é aqui

Artigos e Links Interessantes

Veja aqui todos os artigos e links já publicados.

Fotos e Vídeos

Veja aqui todas as fotos e videos do dia-a-dia e eventos do colégio