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Atividade propõe estudo de espaços, cultura e patrimônio de Salvador

Postada em Geral / Todos, 11 de Abril de 2015

Os alunos terão oportunidade de significar e resignificar os espaços da cidade onde vivem.

"Espaços, Cultura e Patrimônio: os signos de nossa identidade" é um trabalho multidisciplinar de pesquisa sobre os Patrimônios Históricos e Culturais (materiais e imateriais) da cidade de Salvador que se encontram ligados ao processo de formação da identidade nacional. A atividade, voltada para alunos da 1ª série do Ensino Médio, foi elaborada pelos departamentos de História e Geografia do Colégio Oficina e surgiu da compreensão da importância de viabilizar estudos que fomentem às novas gerações o reconhecimento de seu passado.

Os alunos terão oportunidade de significar e resignificar os espaços da cidade onde vivem; identificar o processo de ressignificação das paisagens atreladas aos processos históricos fundadores; verificar como se processa a relação entre os símbolos nacionais e a população soteropolitana e estabelecer, assim, vínculos de identidade que têm o objetivo de educar para preservar.

De acordo com a coordenadora pedagógica Cláudia Cely, a proposta principal dessa atividade é retomar o caminho de construção da identidade nacional :"Muitos dos nossos patrimônios materiais, nossa História, são pouco valorizados pelos adolescentes. Compreendemos todo processo histórico-social que vivenciamos atualmente e o trabalho nasceu desse desejo em resgatar esse sentimento de pertença, de identidade cultural nos nossos jovens", explica ela.

De acordo com Cláudia, não seria possível falar sobre o processo de independência, por exemplo, sem que os alunos efetivamente sentissem o que esse fato representou para a História, para a construção da identidade nacional: "Não era possível falarmos sobre o 2 de Julho, a festa, o Hino do Bonfim, as ruas do Pelourinho, sem que eles sentissem o que cada um desses patrimônios representa. Dessa forma, para nossos estudantes, esses patrimônios ganham um significado e uma importância bem maior", conclui.

 
Como funciona?

As turmas serão divididas em 4 grupos, cada qual responsável por um sítio histórico diferente, e investigarão o patrimônio material e imaterial que ele representa.

Em um primeiro momento os grupos pesquisarão conceitos históricos e geográficos de Patrimônio (material e imaterial), Cultura, Identidade, Memória, Espaço Geográfico, Paisagem, Lugar, Territorialidade, Sítio Histórico, Nação, Nacionalismo, Patriotismo, Estado, Governo e Liberdade. Em seguida, visitarão o espaço físico a que o patrimônio por eles estudado está atrelado, fazendo registros imagéticos dos mesmos. A partir dessa experiência, cada estudante deverá escrever um relatório de visitação, relatando o significado da atividade para sua formação.

Em seguida os grupos deverão redigir um trabalho final com fundamentação teórica ligada à ideia de Cultura, Patrimônio e Identidade Cultural e nacional; bem como um relatório final de pesquisa que exponha o legado histórico e cultura daquele patrimônio, utilizando bases teóricas das disciplinas de História e Geografia.

Por fim, cada grupo realizará uma pequena exposição de fotos sobre os patrimônios estudados, apresentando seu significado cultural também por meio de textos escritos que representem os seus correlatos imagéticos.

 

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