Atividade propõe estudo de espaços, cultura e patrimônio de Salvador

Postada em Geral / Todos, 11 de Abril de 2015

Os alunos terão oportunidade de significar e resignificar os espaços da cidade onde vivem.

"Espaços, Cultura e Patrimônio: os signos de nossa identidade" é um trabalho multidisciplinar de pesquisa sobre os Patrimônios Históricos e Culturais (materiais e imateriais) da cidade de Salvador que se encontram ligados ao processo de formação da identidade nacional. A atividade, voltada para alunos da 1ª série do Ensino Médio, foi elaborada pelos departamentos de História e Geografia do Colégio Oficina e surgiu da compreensão da importância de viabilizar estudos que fomentem às novas gerações o reconhecimento de seu passado.

Os alunos terão oportunidade de significar e resignificar os espaços da cidade onde vivem; identificar o processo de ressignificação das paisagens atreladas aos processos históricos fundadores; verificar como se processa a relação entre os símbolos nacionais e a população soteropolitana e estabelecer, assim, vínculos de identidade que têm o objetivo de educar para preservar.

De acordo com a coordenadora pedagógica Cláudia Cely, a proposta principal dessa atividade é retomar o caminho de construção da identidade nacional :"Muitos dos nossos patrimônios materiais, nossa História, são pouco valorizados pelos adolescentes. Compreendemos todo processo histórico-social que vivenciamos atualmente e o trabalho nasceu desse desejo em resgatar esse sentimento de pertença, de identidade cultural nos nossos jovens", explica ela.

De acordo com Cláudia, não seria possível falar sobre o processo de independência, por exemplo, sem que os alunos efetivamente sentissem o que esse fato representou para a História, para a construção da identidade nacional: "Não era possível falarmos sobre o 2 de Julho, a festa, o Hino do Bonfim, as ruas do Pelourinho, sem que eles sentissem o que cada um desses patrimônios representa. Dessa forma, para nossos estudantes, esses patrimônios ganham um significado e uma importância bem maior", conclui.

Como funciona?

As turmas serão divididas em 4 grupos, cada qual responsável por um sítio histórico diferente, e investigarão o patrimônio material e imaterial que ele representa.

Em um primeiro momento os grupos pesquisarão conceitos históricos e geográficos de Patrimônio (material e imaterial), Cultura, Identidade, Memória, Espaço Geográfico, Paisagem, Lugar, Territorialidade, Sítio Histórico, Nação, Nacionalismo, Patriotismo, Estado, Governo e Liberdade. Em seguida, visitarão o espaço físico a que o patrimônio por eles estudado está atrelado, fazendo registros imagéticos dos mesmos. A partir dessa experiência, cada estudante deverá escrever um relatório de visitação, relatando o significado da atividade para sua formação.

Em seguida os grupos deverão redigir um trabalho final com fundamentação teórica ligada à ideia de Cultura, Patrimônio e Identidade Cultural e nacional; bem como um relatório final de pesquisa que exponha o legado histórico e cultura daquele patrimônio, utilizando bases teóricas das disciplinas de História e Geografia.

Por fim, cada grupo realizará uma pequena exposição de fotos sobre os patrimônios estudados, apresentando seu significado cultural também por meio de textos escritos que representem os seus correlatos imagéticos.

Notícias : Todos