Fórum de Estudantes marca início de Projetos Pedagógicos

Postada em Geral / Todos, 06 de Abril de 2017

Evento representa um marco para o início dos projetos e exercício da cidadania plena e ativa dos “meninos e meninas” do Oficina.

O Fórum de Estudantes do Colégio Oficina, que em 2017 foi realizado no dia 1o de abril, representa um marco para o início dos projetos e para o exercício da cidadania plena e ativa dos “meninos e meninas” do Oficina. É o momento a partir do qual o corpo discente, através dos representantes de sala e do grêmio eleitos, é convidado a assumir junto com a equipe pedagógica a avaliação, planejamento, execução e acompanhamento de cada um dos projetos pedagógicos – CONESCO, Conselho de Representantes, G.A.C.C.O., Superséries e Oficina in Concert.

É um dia bastante especial, em que os representantes de turma de todas as séries são convidados a uma reflexão sobre o que significa e qual a importância da representatividade  e sobre  o compromisso assumido perante os colegas que os elegeram, quanto às suas competências e posturas enquanto líderes.

A manhã se divide em 3 momentos: o primeiro, a abertura, contou com fala da diretora Márcia Kalid, cerimônia de posse do novo Grêmio, hasteamento de bandeiras e execução do hino nacional. Em seguida os alunos foram divididos por séries e ciclos, e participaram de dinâmicas, discussões e debates com profissionais especializados, para uma reflexão sobre o papel, a importância, significado e responsabilidades relacionadas aos conceitos de liderança e representatividade. No último momento os representantes de turma  (cada turma elege 2 representantes por projeto, num total de 12) se reúnem aos coordenadores dos respectivos projetos para se conhecerem melhor, fazerem um balanço e avaliação das ações do ano anterior  e planejarem os passos seguintes dos projetos. Um momento fundamental do calendário letivo. Nas palavras da diretora Magaly Figueiredo, "uma Escola de projetos, como o Oficina, é uma escola viva e comprometida com a formação cidadã e crítica dos seus alunos, o que é muito bem ilustrado  no Fórum de Estudantes".

Confira alguns registros desse sábado intenso de trabalho e aprendizados: Clique aqui!