LISTA DE LIVROS – 2017 – 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

LISTA DE LIVROS – 2017 – 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

I. LINGUAGEM E CÓDIGOS

1. Português
ABAURRE, Maria Luiza; ABAURRE, Mª Bernadete M.; PONTARA, Marcela. Gramática: texto: análise e construção de sentido: Volume único. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.

2. Literatura
ABAURRE, Maria Luiza M. e PONTARA, Marcela. Literatura Brasileira: tempos, leitores e leituras. São Paulo: Moderna Plus (livro partes 1, 2 e 3 mais caderno do estudante e suplemento) Volume único. Edição reformulada. 3ª ed.

Livros de Literatura

I Unidade
GALERA, Daniel. Barba ensopada de sangue. 1. ed. 7ª reimpressão. São Paulo: Cia. das Letras.

II Unidade
NEIVA, Lia. A veleira e a madressilva - a paixão de Tristão e Isolda. 2. ed. São Paulo: Editora Globo S.A., 2014.
CAMPINAN, José Carlos. Vinte Canções de Amor e um Poema Quase Desesperado. 1. ed. 3ª impressão. Salvador: Caramurê Publicações, 2015.

III Unidade
AMADO, Jorge. Jubiabá. 3ª impressão. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.

3. Produção Textual
Material produzido pelo departamento.

4. Inglês

SUGESTÃO DE DICIONÁRIOS:
Oxford advanced Learner’s, Dictionary.  Oxford university press, (2014).
PRESCHER, Elisabeth. Pasqualin, Ernesto. AMOR, Eduardo. Simplified Grammar Book. São Paulo: Richmond (2012).
BEAUMONT, Digby. GRANGER, Colin. The Herne Mann. English Grammar, Oxford.

5. Espanhol

6. Arte
Portfólio (para alunos novos: venda na Escola)

II. CIÊNCIAS HUMANAS

1. História
Material elaborado pelo Departamento.
Sugestões de livros para aprofundamento:
VAIFAS, Ronaldo. História – Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2010.
VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História para o Ensino Médio. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione. (Volume único).
TASINAFO, Célio Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2006.
BRAICK, Patrícia. História das cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 2002.

Obs.: Caso o aluno possua outros livros de História Geral e História do Brasil deve apresentar ao professor para análise.

2. Geografia
SENE, Estáquio; MOREIRA, João Carlos. Projeto Múltiplo – Geografia. São Paulo: Scipione.

3. Filosofia

4. Sociologia
MACHADO, Igor José de Renó; AMORIM, Henrique e BARROS, Celso Rocha de. Sociologia Hoje. 1ª edição. São Paulo: Ática, 2013.

III. CIÊNCIAS NATURAIS

1. Biologia
FAVORETTO, José Arnaldo. Coleção 360º - Biologia – Diálogos com a vida – Volume único. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2015.

2. Química
USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química – Volume único. São Paulo: Saraiva, 2013.

3. Física

IV. MATEMÁTICA
PAIVA, Manoel. Moderna Plus Matemática. Vol. 1 –– 3ª Edição. São Paulo: Moderna, 2015.

INÍCIO DO ANO LETIVO / 2017
1ª e 2ª séries do Ensino Médio – 07/02/2017 (3ª feira) 7h.